- Virar o colchão periodicamente: isso permite que os dois lados sejam arejados por igual e evita que ácaros e mofos se instalem na peça.
- Expô-lo ao sol: permita que o seu colchão pegue sol no mínimo uma vez por semana. Ao expô-lo no sol, as fibras de tecido ficam secas, perdendo a umidade, que é a única forma de ácaros e fungos têm de adquirirem água e se manterem na peça.
- Trocar a roupa de cama semanalmente: enquanto você dorme, seu corpo está em contato direto com os lençóis por muitas horas, durante as quais é normal que se soltem células mortas da pele e fluídos corporais, depositados na roupa de cama usada. Além de gerar cheiros desagradáveis, se permanecerem ali por muito tempo, representa um perfeito habitat para os ácaros e outros parasitas, que podem causar reações alérgicas ou piorar as condições, como asma ou rinite.
- Usar capas no colchão: atualmente, existem muitas opções no mercado, inclusive as antialérgicas. Elas são grandes aliadas no combate a pó e ácaros, além de facilitarem a limpeza. Com o uso de capas, o colchão fica mais protegido e tem maior durabilidade.
- Não molhar: não encharque seu colchão na hora da limpeza e nem o deixe muito úmido. Caso isso aconteça, facilita a criação de fungos e alergia na pele. Dessa forma, quando molhar a peça, deixe secar totalmente antes de retornar o uso.
Dê atenção à qualidade do seu sono. Experimente incluir à sua rotina esses hábitos de limpeza e cuidado com seu colchão, para, assim, ter excelentes noites de sono! Leve a organização também para a roupa de cama e aprenda de uma vez por todas